Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sessão 05/10/2010 - "O Homem-Elefante"

Ficha Técnica:
O Homem Elefante

Título original: (The Elephant Man)
Lançamento: 1980 (EUA)
Direção: David Lynch
Atores: Anthony Hopkins , John Hurt , Anne Bancroft , John Gielgud , Freddie Jones
Duração: 118 min
Gênero: Drama







Sinopse:

A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins), o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade. Neste momento da sua vida Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz, foi bem importante para Merrick, que por motivos óbvios tinha um grande problema em ver seu rosto, tanto que no hospital era terminantemente proibido que houvesse qualquer espelho próximo a John. Sra. Kendal soube como poucos fazer Merrick recuperar sua auto-estima, pois ela era realmente uma amiga dele, enquanto alguns membros da sociedade londrina iam visitá-lo só por "estar na moda". Mas por ter dois "anjos da guarda", Treves e Kendal, o drama de Merrick sensibilizou até a coroa britânica, que pediu que Merrick fosse amparado para sempre, pois haviam pessoas que eram contra a sua permanência no hospital, pois ele era um caso incurável

Nenhum comentário:

Postar um comentário