Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


domingo, 24 de outubro de 2010

Sessão 26/10/2010 - "Rashomon"

Ficha Técnica:
Rashomon

Título original: (Rashômon)
Lançamento: 1950 (Japão)
Direção: Akira Kurosawa
Atores: Toshirô Mifune , Machiko Kyô , Masayuki Mori , Minoru Chiaki , Kichijiro Ueda
Duração: 88 min
Gênero: Drama






Sinopse:

O filme descreve um estupro e assassinato através dos relatos amplamente divergentes de quatro testemunhas, incluindo o próprio criminoso e, através de um médium (Fumiko Honma), a própria vítima. A história se desvela em flashbacks conforme os quatro personagens — o próprio bandido (Toshiro Mifune), o samurai assassinado Kanazawa-no-Takehiro (Masayuki Mori), sua esposa Masago (Machiko Kyō) e o lenhador sem nome (Takashi Shimura) — recontam os eventos de uma tarde em um bosque. Mas é também um flashback dentro de um flashback, porque os relatos das testemunhas são recontados por um lenhador e um sacerdote (Minoru Chiaki) para um grosseiro plebeu (Kichijiro Ueda) enquanto eles esperam por uma tempestade em uma portaria arruinada. Cada história é mutuamente contraditória, deixando o espectador incapaz de determinar a verdade sobre os eventos.

Aqui vai um link para um artigo interessante sobre o filme:
http://cinefilosofia.com.sapo.pt/artigos/conteudo/Rashomon.htm
(Não consegui fazer com que o link funcionasse. Para visualizar o artigo copiem o link e colem na barra de URL do navegador)

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