Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


terça-feira, 19 de novembro de 2013

19/11/2013: 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007) - Cristian Mungiu

Para tratar da questão do aborto. o filme escolhido foi:

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007) - Cristian Mungiu - Romênia







Sinopse: No ano de 1987, na Romênia, alguns anos antes da queda do Comunismo, Ottila e Gabita, colegas de universidade, partilham um quarto num dormitório de estudantes. Gabita está grávida e o aborto é um crime no país. As duas amigam pedem então ajuda a um tal de Senhor Bebe para resolverem o problema. Mas não estão preparadas para o que acontecerá com essa escolha.  
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2007 e nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" é mais uma prova da vitalidade do cinema contemporâneo romeno que nos últimos anos tem arrecadado as principais distinções nos festivais internacionais de cinema. É o primeiro de um projeto de vários filmes que visam traçar uma história subjetiva do Comunismo, não falando diretamente do período, mas deixando antevê-lo a partir de histórias e opções pessoais que as personagens experienciaram.

trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BQYQC8Yh2AQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário