Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


domingo, 30 de março de 2014

01/04/2014: Happiness (1998) - Todd Solondz




Na 102ª sessão do projeto, iremos exibir um dos melhores filmes que trata sobre as máscaras sociais, sempre em tom irônico misturado com doses de humor ácido e com ataques à “ditaduras da felicidade”. Além disso, esse filme possui uma trilha sonora fantástica, incluindo compositores clássicos, como Mozart e Vivaldi. Estamos falando de:

HAPPINESS - 1998- EUA - Todd Solondz




Sinopse:Felicidade faz um retrato aguçado de uma série de pessoas interligadas por laços familiares ou sociais, todas elas vivendo em um estado de desespero ou de simples depressão, e levadas a tomar atitudes imorais ou criminosas. Verdadeiro, trágico e engraçado, o filme é obra cultuada e um marco no cinema americano dos anos 90, revelando ao mundo o talento inquietador de seu realizador, Todd Solondz.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FkQ_JxoWUP8


segunda-feira, 24 de março de 2014

26/03/2014: QUEBRANDO O TABU (2011) - BRASIL



Nesta semana será discutido o assunto das "drogas" por outro ângulo, pautando-se principalmente na questão do Brasil, a partir do excelente documentário:


QUEBRANDO O TABU (2011) - BRASIL - direção: Fernando Grostein Andrade





Sinopse: Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, "Quebrando o Tabu" escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, "Quebrando o Tabu" é um convite a discutir o problema com todas as famílias.


trailer: https://www.youtube.com/watch?v=mk3MLkXC0Yo



segunda-feira, 17 de março de 2014

19/03/2014: AS INVASÕES BÁRBARAS (2003)

Na CENTÉSIMA sessão foi escolhido um filmaço para essa exibição histórica do projeto. O filme irá conter temas contemporâneos relevantes e que geram fortes debates, como a questão da eutanásia, drogas e sistemas políticos. Além disso, o filme também mostrará a relação conturbada entre pai e filho. Não é por menos que foi premiado como melhor roteiro no Festival de Cannes em 2003.


AS INVASÕES BÁRBARAS (Les Invasions Barbares) - 2003 - Denys Arcand - França/Canadá





Sinopse: Perto do fim de sua vida, Rémy recebe a ajuda de amigos e de seu filho, de quem sempre fora afastado. Ele revive vários momentos de sua vida, sempre através de diálogos, ao mesmo tempo que seu filho tenta sua cura através de um ilegal tratamento com drogas. O filme faz um paralelo, a partir do 11 de Setembro, entre diversos temas da atualidade com as vidas de nossos personagens.


trailer:https://www.youtube.com/watch?v=c7_fBLM2IeU

domingo, 9 de março de 2014

12/03 - TRAINSPOTTING: SEM LIMITES (1996)

Chega-se a 99ª sessão do "Direito e cinema" e com ela vem um filme "diferente", que bate de frente com alguns tabus contemporâneos.


"Escolha viver. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma televisão enorme. Escolha lavadoras de roupa, carros, CD players e abridores de latas elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha uma hipoteca a juros fixos. Escolha sua primeira casa. Escolha seus amigos. Escolha roupas esporte e malas combinando. Escolha um terno numa variedade de tecidos. Escolha fazer consertos em casa e pensar na vida domingo de manhã. Escolha sentar-se no sofá e ficar vendo game shows chatos na TV enfiando porcaria na sua boca. Escolha apodrecer no final, beber num lar que envergonha os filhos egoístas que pôs no mundo para substituí-lo. Escolha o seu futuro. Escolha viver." (Introdução do filme)





TRAINSPOTTING: SEM LIMITES - 1996 - Danny Boyle - Reino Unido

Sinopse:Uma jornada selvagem ao obscuro submundo das drogas de Edimburgo. Em foco, temos Mark Renton (Ewan McGregor) e suatentativa de abandonar o vício da heroína e como isso afetasuas relações com sua família e seus amigos, o demente Sick Boy (Johnny Lee Miller), o sombrio Spud (Ewen Bremmer), o malucoBegbie (Robert Carlyle), a namorada Diane (Kelly MacDonald) deapenas 14 anos e o "atleta" Tommy (Kevin McKidd) que nuncatocou em drogas, mas tem uma enorme curiosidade em conhecer. Esse grupo de jovens escoceses mergulha no víciopara fugir das banalidades da existência nos dias modernos. Elogo começam a sentir as conseqüências de suas atitudes e adescobrir que não existem soluções fáceis para a solidão e a dor que a vida nos proporciona. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça umretrato da geração desesperançada dos anos 90.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=UQ9o0yZtiAQ


terça-feira, 4 de março de 2014

Dia 5 de março (nessa quarta-feira), não haverá exibição do filme devido ao feriado.