Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


domingo, 9 de março de 2014

12/03 - TRAINSPOTTING: SEM LIMITES (1996)

Chega-se a 99ª sessão do "Direito e cinema" e com ela vem um filme "diferente", que bate de frente com alguns tabus contemporâneos.


"Escolha viver. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma televisão enorme. Escolha lavadoras de roupa, carros, CD players e abridores de latas elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha uma hipoteca a juros fixos. Escolha sua primeira casa. Escolha seus amigos. Escolha roupas esporte e malas combinando. Escolha um terno numa variedade de tecidos. Escolha fazer consertos em casa e pensar na vida domingo de manhã. Escolha sentar-se no sofá e ficar vendo game shows chatos na TV enfiando porcaria na sua boca. Escolha apodrecer no final, beber num lar que envergonha os filhos egoístas que pôs no mundo para substituí-lo. Escolha o seu futuro. Escolha viver." (Introdução do filme)





TRAINSPOTTING: SEM LIMITES - 1996 - Danny Boyle - Reino Unido

Sinopse:Uma jornada selvagem ao obscuro submundo das drogas de Edimburgo. Em foco, temos Mark Renton (Ewan McGregor) e suatentativa de abandonar o vício da heroína e como isso afetasuas relações com sua família e seus amigos, o demente Sick Boy (Johnny Lee Miller), o sombrio Spud (Ewen Bremmer), o malucoBegbie (Robert Carlyle), a namorada Diane (Kelly MacDonald) deapenas 14 anos e o "atleta" Tommy (Kevin McKidd) que nuncatocou em drogas, mas tem uma enorme curiosidade em conhecer. Esse grupo de jovens escoceses mergulha no víciopara fugir das banalidades da existência nos dias modernos. Elogo começam a sentir as conseqüências de suas atitudes e adescobrir que não existem soluções fáceis para a solidão e a dor que a vida nos proporciona. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça umretrato da geração desesperançada dos anos 90.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=UQ9o0yZtiAQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário