Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


sexta-feira, 4 de abril de 2014

08/04/2014: SOZINHO CONTRA TODOS - 1998 – Gaspar Noé - França




Na 103ª sessão, iremos apresentar o filme do diretor "Gas­par Noé que vem se consagrando através de filmes que trazem em seu plano de fundo um rastro de violência, como algo intrínse­co a homem, além do sexo e vingança. Assim como em seus outros filmes (Irreversivel e Enter the void) ele traz em “Seul Contre Tous” o submundo que não vemos na televisão, a parte podre da alma humana, especial­mente nesse filme se trava um monólogo, uma luta psicoló­gica do açougueiro (interpretado explendamente por Phillipe Nahon) contra os valores morais que ele enfrenta a cada ato cotidiano (incesto, aborto, morte, xenofobia), segurando seus instintos primitivos para viver com certa civilização. Segundo Freud, as neuroses são os negativos das perversões, um fato traumático pode ser o gatilho de transparência desse trauma, e assim acontece no decorrer do longa (Vitor Pavan).”


SOZINHO CONTRA TODOS  - 1998 – Gaspar Noé  - França



Sinopse:A figura central da trama é o Açogueiro, saído do curta-metragem Carne também do diretor Gaspar Noé. Interpretado pelo excelente ator Philippe Nahon, essa criatura violenta, petrificada, fica vagando por labirintos obsessivos repletos de recalques, ódios contra estrangeiros e homossexuais, com a sempre onipresente figura da filha que ele deseja de maneira doentia. O filme cria uma atmosfera hermética onde a loucura crescente da personagem central está sempre aparente, seja nos tons amarelados de fotografia ou na narração em off. A obsessão é narrada como um diário absurdo. Um clássico do cinema moderno, cheio de poesia e fúria.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fWMHGLtFkZU

*Filme indicado para maiores de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário