Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


quarta-feira, 23 de abril de 2014

29/04/2014: A professora de piano - 2000 - França/Áustria


Na 105ª sessão iremos apresentar um drama psicológico de Michael Haneke. O diretor austríaco aplica em seus trabalhos cinematográficos os seus estudos em psicologia e filosofias, isso pode ser comprovado principalmente em seus dois últimos filmes premiados – com a Palma de ouro no Festival de Cannes – “A fita branca” e “Amor”. A sua grande obra cinematográfica, considerada pelos críticos, é “A professora de piano”. Ele se baseou em livro homônimo (ganhador do prêmio Nobel de Literatura) para adaptar esse belíssimo e forte drama.


A PROFESSORA DE PIANO - 2000 - França/Áustria - Michael Haneke

Sinopse: A professora Erika Kohut leva uma vida enfadonha. Seu cotidiano, pelo menos aparentemente, se resume ao ensino de piano no Conservatório de Viena e ao convívio sufocante com uma mãe possessiva. Mas existe uma válvula clandestina pela qual a discreta mestra quarentona escapa, para fugir da vigilância materna e do tédio de um rotina frustrada. Em segredo, ela tem o hábito de extravasar sua sexualidade voyese e masoquista, excitando-se nas salas de cinema pornôs ou frequentando as cabines particulares dos eróticos pee-shows. Mas algo está prestes à acontecer na vida da professora, algo que lhe dará um motivo especial para despertar todas as manhãs, uma esperança que durará até o fim de seus dias. Emocione-se.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VQV1zoVBhZc

Nenhum comentário:

Postar um comentário