Projeto Direito e Cinema da FDRP-USP

O projeto “Direito e Cinema – Debates sobre Direito, Filosofia, Ética, Política e História”, visa propiciar o debate e aprofundamento sobre temas pertinentes aos cursos de Filosofia Geral e Filosofia do Direito a partir de discussões semanais de filmes na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, abertas ao público em geral.
As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 19:00 horas no Anfiteatro do bloco D da FDRP-USP, sempre seguidas de debates entre os participantes.

Coordenador geral: Nuno M. M. S. Coelho (Professor de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4706580678369890
E-mail:nunocoelho@usp.br


Coordenador adjunto: Vitor Luís Pavan (Estudante do 2º ano do Curso de Graduação em Direito da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
Currículo Lattes:
E-mail: vitor.pavan@usp.br


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

113ª Sessão - Orações para Bobby


Mary (Sigourney Weaver) é uma religiosa que segue à risca todas as palavras da bíblia. Quando seu filho Bobby (Ryan Kelley) revela ser gay, ela imediatamente leva o filho para terapias e cultos religiosos com o intuito de “curá-lo”. No entanto, Bobby não suporta a pressão e se atira de uma ponte, encerrando sua vida aos 20 anos de idade. Depois desse fato, Mary descobre um diário do garoto e passa a conhecer melhor o mundo dos homossexuais, tornando-se, logo, uma ativista em prol dos diretos gays. Baseado em uma história real.






Trailer do Filme:






Data:              Terça-feira, 16 de setembro de 2014.
Horário:       19 horas até 22 horas
Local:             Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto


Gratuito e aberto a todo o público.

 

Para mais informações:

Evento:
Página do Projeto: 
Blog:
e-mail:
direitocinemafdrp@gmail.com








segunda-feira, 18 de agosto de 2014

19 de agosto de 2014

Crianças Invisíveis

(All the Invisible Children, 2005)


Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída.

Reunião de sete curtas-metragens, todos protagonizados por crianças de países diferentes, dirigidos por importantes cineastas, incluindo a brasileira Katia Lund.


Trailer: www.youtube.com/watch?v=trGs9Jmeom0

Data: terça-feira, 19 de agosto de 2014 às 19 horas.
Local: Anfiteatro da FDRP - USP

quarta-feira, 18 de junho de 2014

sábado, 31 de maio de 2014

11/06: Febre do rato (2012)- Brasil – Claúdio assis




Febre do rato - 2012 - Brasil – Claúdio Assis

Sinopse: " 'Febre do Rato' é uma expressão popular típica da cidade do Recife que designa alguém quando está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo (Irandhir Santos), um poeta inconformado e de atitude anarquista, chama um pequeno tablóide que ele publica com o próprio dinheiro. Na cidade úmida e escaldante, enfiada na beira de mangues e favelas, Zizo alimenta sua pena, seu sarcasmo, sua grossa ironia. As coisas caminham de maneira descontrolada, mas ao mesmo tempo todas as relações estão estabelecidas em cima do mundo que Zizo criou e alimentou para si mesmo.



Data e horário: 11 de Junho (quarta-feira) às 19 horas.
Local: anfiteatro da FDRP – USP.

03/06/2014: Estômago (2007) – Brasil




Estômago - 2007 – Brasil – Marcos Jorge


Sinopse: "Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento)".



Data e horário: 03 de Junho (terça-feira) às 19 horas.
Local: anfiteatro da FDRP – USP.

domingo, 25 de maio de 2014

27/05/2014: Shame - 2011 - Steve McQueen




Para concluir a temática da "sexualidade" estabelecida para o mês de maio, vamos exibir o filme:

Shame - 2011 - Steve McQueen - Reino Unido - censura: 18 anos


Sinopse: “Em Nova York, Bradon (Michael Fassbender) mantém sua vida particular guardada a sete chaves, isso lhe permite realizar os mais diversos desejos sexuais. Porém, a chegada repentina da irmã Cissy (Carey Mulligan) faz com que sua vida seja alterada por tempo indeterminado”.


Data e horário: 27 de maio (terça-feira) às 19 horas.
Local: anfiteatro da FDRP – USP.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

26/05/2014: A girl like me - The Gwen Araujo story

Na semana LGBT, realizada pelas instituições acadêmicas da FDRP-USP, será exibido e discutido o filme:

A girl like me - The Gwen Araujo story - 2006 - Agnieszka Holland - Polônia


Local: sala C-21 da FDRP-USP
dia e horário: dia 26 de maio (segunda-feira) às 19 horas

Sinopse: Baseado em uma história real, mostra como um garoto, Eddie Araujo, sempre se sentiu diferente de alguma forma. Desde cedo ele começa a usar maquiagem e a vestir as roupas de sua mãe. Quando entra na adolescência, Eddie já não pode mais esconder sua condição, de que ele era para ser mulher e não homem. É quando finalmente se aceita e com o eventual apoio de sua mãe, Eddie muda seu nome para Gwen e começa a viver a vida como mulher até que numa noite trágica tudo muda.
 


quarta-feira, 14 de maio de 2014

22/05/2014: Ninfomaníaca - Volume 2 (2014) - Lars von Trier

Conforme prometido, no dia 22 de maio (excepcionalmente em uma quinta-feira) continuamos a sequência do filme:





NINFOMANÍACA - VOLUME 2 - 2014 - LARS VON TRIER - DINAMARCA/BÉLGICA/FRANÇA/ALEMANHA/REINO UNIDO - CENSURA: 18 ANOS


debatedor convidado: Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos – Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.

Sinopse: “A continuação da história de vida de Joe, investiga os aspectos mais sombrios de sua vida adulta, e o que a levou aos cuidados de Seligman. Últimos três capítulos de ‘Ninfomaníaca’”.




sexta-feira, 9 de maio de 2014

13/05/2014: Ninfomaníaca - Volume 1 (2013) - Lars von Trier

Iremos exibir e discutir um filme que causou muita polêmica na mídia recentemente. O filme é dividido em duas partes, desse modo, iremos exibir os dois volumes em semanas seguidas. Além do excelente elenco, o longa é dirigido pelo sempre irreverente diretor dinamarquês, Lars von Trier. Estamos falando de: 


Nymp()maniac_2

NINFOMANÍACA - Volume 1 - 2014 - Lars von Trier - Dinamarca/Bélgica/França/Alemanha/Reino Unido - Censura: 18 anos

Palestrante convidado: Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos –
Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.

Sinopse:  “Joe (Charlotte Gainsbourg) é uma mulher de 50 anos que decide contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal. Ela relata suas experiências ao longo de oito períodos da sua vida, marcados por diversos encontros e incidentes”.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7HW4UjB4wkY





sábado, 3 de maio de 2014

06/05/2014: O renascimento do parto (2013) - Brasil


Em parceria com o Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto (NAJURP) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP, iremos apresentar o documentário:


O RENASCIMENTO DO PARTO – 2013 – Brasil – Érica de Paula e Eduardo Chauvet – censura: 10 anos.

Sinopse: A grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias. Por meio dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico”.


Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1zB-5ASFqm0

quarta-feira, 23 de abril de 2014

29/04/2014: A professora de piano - 2000 - França/Áustria


Na 105ª sessão iremos apresentar um drama psicológico de Michael Haneke. O diretor austríaco aplica em seus trabalhos cinematográficos os seus estudos em psicologia e filosofias, isso pode ser comprovado principalmente em seus dois últimos filmes premiados – com a Palma de ouro no Festival de Cannes – “A fita branca” e “Amor”. A sua grande obra cinematográfica, considerada pelos críticos, é “A professora de piano”. Ele se baseou em livro homônimo (ganhador do prêmio Nobel de Literatura) para adaptar esse belíssimo e forte drama.


A PROFESSORA DE PIANO - 2000 - França/Áustria - Michael Haneke

Sinopse: A professora Erika Kohut leva uma vida enfadonha. Seu cotidiano, pelo menos aparentemente, se resume ao ensino de piano no Conservatório de Viena e ao convívio sufocante com uma mãe possessiva. Mas existe uma válvula clandestina pela qual a discreta mestra quarentona escapa, para fugir da vigilância materna e do tédio de um rotina frustrada. Em segredo, ela tem o hábito de extravasar sua sexualidade voyese e masoquista, excitando-se nas salas de cinema pornôs ou frequentando as cabines particulares dos eróticos pee-shows. Mas algo está prestes à acontecer na vida da professora, algo que lhe dará um motivo especial para despertar todas as manhãs, uma esperança que durará até o fim de seus dias. Emocione-se.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VQV1zoVBhZc

domingo, 13 de abril de 2014

22/04/2014: Antricristo - 2009 - Lars Von Trier



Um dos mais conhecidos e mais polêmicos diretores contemporâneos, Lars Von Trier tem a capacidade de conseguir “mexer” com qualquer pessoa que assista a um de seus filmes. O diretor dinamarquês coleciona vários prêmios internacionais importantes (como os do Festival de Cannes) e é conhecido por suas obras: “Os idiotas”, “Dançando no escuro”, “Anticristo”, “Dogville”, “Melancolia” e “Ninfomaníaca vol.1 e 2”.
 Em “Anticristo”,  ainda há divergências, entre aplausos ou vaias, dos críticos quanto a "genialidade" do filme. Isso acontece devido ao fato do longa tentar propor uma análise filosófica e psicanalítica dos personagens do modo mais chocante possível, usando sem medo do sexo e da violência de modo explícito. (Vitor Pavan)



ANTRICRISTO - 2009 - Lars Von Trier - Dinamarca - filme recomendado para maiores de 18 anos



Sinopse: Um casal (interpretado por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é dividido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta do Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=daT0PCu9XCE

sexta-feira, 4 de abril de 2014

08/04/2014: SOZINHO CONTRA TODOS - 1998 – Gaspar Noé - França




Na 103ª sessão, iremos apresentar o filme do diretor "Gas­par Noé que vem se consagrando através de filmes que trazem em seu plano de fundo um rastro de violência, como algo intrínse­co a homem, além do sexo e vingança. Assim como em seus outros filmes (Irreversivel e Enter the void) ele traz em “Seul Contre Tous” o submundo que não vemos na televisão, a parte podre da alma humana, especial­mente nesse filme se trava um monólogo, uma luta psicoló­gica do açougueiro (interpretado explendamente por Phillipe Nahon) contra os valores morais que ele enfrenta a cada ato cotidiano (incesto, aborto, morte, xenofobia), segurando seus instintos primitivos para viver com certa civilização. Segundo Freud, as neuroses são os negativos das perversões, um fato traumático pode ser o gatilho de transparência desse trauma, e assim acontece no decorrer do longa (Vitor Pavan).”


SOZINHO CONTRA TODOS  - 1998 – Gaspar Noé  - França



Sinopse:A figura central da trama é o Açogueiro, saído do curta-metragem Carne também do diretor Gaspar Noé. Interpretado pelo excelente ator Philippe Nahon, essa criatura violenta, petrificada, fica vagando por labirintos obsessivos repletos de recalques, ódios contra estrangeiros e homossexuais, com a sempre onipresente figura da filha que ele deseja de maneira doentia. O filme cria uma atmosfera hermética onde a loucura crescente da personagem central está sempre aparente, seja nos tons amarelados de fotografia ou na narração em off. A obsessão é narrada como um diário absurdo. Um clássico do cinema moderno, cheio de poesia e fúria.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fWMHGLtFkZU

*Filme indicado para maiores de 18 anos.

domingo, 30 de março de 2014

01/04/2014: Happiness (1998) - Todd Solondz




Na 102ª sessão do projeto, iremos exibir um dos melhores filmes que trata sobre as máscaras sociais, sempre em tom irônico misturado com doses de humor ácido e com ataques à “ditaduras da felicidade”. Além disso, esse filme possui uma trilha sonora fantástica, incluindo compositores clássicos, como Mozart e Vivaldi. Estamos falando de:

HAPPINESS - 1998- EUA - Todd Solondz




Sinopse:Felicidade faz um retrato aguçado de uma série de pessoas interligadas por laços familiares ou sociais, todas elas vivendo em um estado de desespero ou de simples depressão, e levadas a tomar atitudes imorais ou criminosas. Verdadeiro, trágico e engraçado, o filme é obra cultuada e um marco no cinema americano dos anos 90, revelando ao mundo o talento inquietador de seu realizador, Todd Solondz.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FkQ_JxoWUP8


segunda-feira, 24 de março de 2014

26/03/2014: QUEBRANDO O TABU (2011) - BRASIL



Nesta semana será discutido o assunto das "drogas" por outro ângulo, pautando-se principalmente na questão do Brasil, a partir do excelente documentário:


QUEBRANDO O TABU (2011) - BRASIL - direção: Fernando Grostein Andrade





Sinopse: Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, "Quebrando o Tabu" escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, "Quebrando o Tabu" é um convite a discutir o problema com todas as famílias.


trailer: https://www.youtube.com/watch?v=mk3MLkXC0Yo



segunda-feira, 17 de março de 2014

19/03/2014: AS INVASÕES BÁRBARAS (2003)

Na CENTÉSIMA sessão foi escolhido um filmaço para essa exibição histórica do projeto. O filme irá conter temas contemporâneos relevantes e que geram fortes debates, como a questão da eutanásia, drogas e sistemas políticos. Além disso, o filme também mostrará a relação conturbada entre pai e filho. Não é por menos que foi premiado como melhor roteiro no Festival de Cannes em 2003.


AS INVASÕES BÁRBARAS (Les Invasions Barbares) - 2003 - Denys Arcand - França/Canadá





Sinopse: Perto do fim de sua vida, Rémy recebe a ajuda de amigos e de seu filho, de quem sempre fora afastado. Ele revive vários momentos de sua vida, sempre através de diálogos, ao mesmo tempo que seu filho tenta sua cura através de um ilegal tratamento com drogas. O filme faz um paralelo, a partir do 11 de Setembro, entre diversos temas da atualidade com as vidas de nossos personagens.


trailer:https://www.youtube.com/watch?v=c7_fBLM2IeU

domingo, 9 de março de 2014

12/03 - TRAINSPOTTING: SEM LIMITES (1996)

Chega-se a 99ª sessão do "Direito e cinema" e com ela vem um filme "diferente", que bate de frente com alguns tabus contemporâneos.


"Escolha viver. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma televisão enorme. Escolha lavadoras de roupa, carros, CD players e abridores de latas elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha uma hipoteca a juros fixos. Escolha sua primeira casa. Escolha seus amigos. Escolha roupas esporte e malas combinando. Escolha um terno numa variedade de tecidos. Escolha fazer consertos em casa e pensar na vida domingo de manhã. Escolha sentar-se no sofá e ficar vendo game shows chatos na TV enfiando porcaria na sua boca. Escolha apodrecer no final, beber num lar que envergonha os filhos egoístas que pôs no mundo para substituí-lo. Escolha o seu futuro. Escolha viver." (Introdução do filme)





TRAINSPOTTING: SEM LIMITES - 1996 - Danny Boyle - Reino Unido

Sinopse:Uma jornada selvagem ao obscuro submundo das drogas de Edimburgo. Em foco, temos Mark Renton (Ewan McGregor) e suatentativa de abandonar o vício da heroína e como isso afetasuas relações com sua família e seus amigos, o demente Sick Boy (Johnny Lee Miller), o sombrio Spud (Ewen Bremmer), o malucoBegbie (Robert Carlyle), a namorada Diane (Kelly MacDonald) deapenas 14 anos e o "atleta" Tommy (Kevin McKidd) que nuncatocou em drogas, mas tem uma enorme curiosidade em conhecer. Esse grupo de jovens escoceses mergulha no víciopara fugir das banalidades da existência nos dias modernos. Elogo começam a sentir as conseqüências de suas atitudes e adescobrir que não existem soluções fáceis para a solidão e a dor que a vida nos proporciona. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça umretrato da geração desesperançada dos anos 90.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=UQ9o0yZtiAQ


terça-feira, 4 de março de 2014

Dia 5 de março (nessa quarta-feira), não haverá exibição do filme devido ao feriado.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

26/02/2014: Na Natureza selvagem (2007)

Nessa quarta-feira (dia 26 de fevereiro) será apresentado um filme que glorifica a "liberdade" de forma belíssima, estou falando do:

NA NATUREZA SELVAGEM (Into the wild) - 2007 - EUA - Sean Penn



Sinopse: "Na Natureza Selvagem" é inspirado na história real de Christopher McCandless, um jovem rapaz que abandona sua vida de conforto para buscar a liberdade pelos caminhos do mundo, uma viagem que o leva ao Alasca selvagem e ao desafio supremo. Escrito e dirigido por Sean Penn e apresentando um elenco de astros, incluindo William Hurt, Marcia May Harden, Vince Vaughn, Catherine Kenner e Hal Holbrook, Na Natureza Selvagem é 'tão perturbador, envolvente e impressionante quanto belo.' (Joe Morgenstern, The Wall Street Journal)

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=D4SeyeHEC6I

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

18/02/2014 - Os sonhadores (2003)

Na primeira sessão do projeto no ano de 2014, iremos apresentar o excelente filme:


OS SONHADORES (The dreamers) - 2003 - Direção: Bernardo Bertolucci - França/reino Unido




Sinopse: Em maio de 1968, o jovem estadunidense Matthew (Michael Pitt), estudante de intercâmbio, vai para Paris para estudar francês. Completamente apaixonado por cinema, ele rapidamente faz amizade com a jovem francesa Isabelle (Evan Green) e seu irmão gêmeo Theo (Louis Garrel). Os três têm, em comum, uma enorme paixão pelo cinema, sobretudo cinema clássico. A amizade entre eles começa a florescer. Matthew passa a descobrir uma intimidade fora do comum, da qual os irmãos franceses compartilham, em meio a jogos psicológicos sob a temática do cinema clássico. Matthew fica inicialmente confuso e impactado, mas aos poucos começa a ser atraído para o mundo deles. Por todo o tempo eles vivenciam uma paixão mútua e isolam-se totalmente do mundo, distanciando-se completamente do contexto conturbado em que vivia a França em maio de 1968.

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hBLf-0Yw6Vk